Cuidado com a Páscoa!

Com a páscoa à porta e as amêndoas em cima da mesa, temos de tomar especial atenção aos habitantes caninos e felinos da casa. Eles sentem-se atraídos pelo cheiro dos doces e nós sentimo-nos tentados a dar um miminho. No entanto, a Páscoa pode-se tornar num grande martírio se não forem tomadas as devidas precauções, é que tanto cães como gatos não podem comer açúcar nem chocolate, estes ingredientes são altamente tóxicos para eles.

Rita Marques . 26-03-2018

 

Esta problemática é especialmente preocupante para os cães, uma vez que a maioria tem um apetite grande para doces, um super nariz e uma grande determinação em encontrar chocolate, quer estejam escondidos ou não. Não sendo tão comum, os gatos também podem ver-se tentados a comer chocolates. Muitas vezes gato e cão fazem uma dupla invencível, onde o gato sobe para a prateleira mais recôndita e atira os ovinhos cá para baixo, directamente para a boca aberta e salivante do seu “cãopanheiro”.

Chocolate

O Chocolate contem teobromina, que é um estimulante, funcionando de forma semelhante à cafeína e é venenosa tanto para cães como para gatos. A teobromina está presente em todos os chocolates até no branco. Claro que quanto mais escuro, maior concentração dessa substância apresenta. Mesmo doses pequenas podem afectar o coração, sistema nervoso central e rins do seu cão. O envenenamento por chocolate ocorre entre quatro a 24 horas após o consumo, podendo apresentar vómitos, diarreia, sede excessiva, agitação, tremores, hiperactividade e até mesmo crises convulsivas. O melhor é levar o cão ao veterinário, sendo que a primeira medida é fazê-lo vomitar.

Açúcar

Assim como nós não devemos ingerir alimentos e bebidas com muito açúcar, os cães também não. A ingestão de açúcar pode os levar aos mesmo problemas: Obesidade, diabetes e problemas dentários. Esta é mais uma razão pela qual não se deve dar chocolate ao seu melhor amigo.

Xylitol

Esta é uma substância natural, um adoçante, encontrado em muitos doces, gomas e pastelaria, mas extremamente tóxico para os animais.

 

Para uma lista mais detalhada dos principais alimentos a dar ou não aos cães, veja o nosso artigo “Dar ou não dar, eis a questão!”:

https://montedosanimais.pt/2017/10/23/dar-ou-nao-dar-eis-a-questao-2/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s